Você está aqui
Home > Economia > 30% mais barato: Hora de economizar na conta de luz com energia solar

30% mais barato: Hora de economizar na conta de luz com energia solar

Publicidade

Queda de preços impulsiona projetos de energia solar para residências e pequenos negócios no Brasil, mesmo com a política de impostos em vigor

Com a redução de 30% nos preços dos painéis solares, investir em energia solar nunca foi tão acessível. Essa redução reflete em maior atratividade do investimento para o consumidor final, com um retorno de investimento melhorado em 25% para sistemas residenciais, de acordo com o site Diário do Nordeste.

Mesmo com a cobrança de impostos e a taxa do Sol em vigor, a verticalização das empresas chinesas na produção de painéis solares de energia e o aumento da oferta têm pressionado os preços para baixo, tornando os equipamentos mais acessíveis.

Tempo de retorno do investimento menor

O tempo médio para o consumidor recuperar o investimento em um sistema de energia solar diminuiu de 4,4 anos em 2023 para 3,3 anos em 2024, tornando o retorno financeiro mais rápido e atraente.

Placa Solar com redução no tempo de retorno do investimento
Foto: Divulgação – Freepik

Com mais de 80% da geração distribuída de energia solar vindo de sistemas residenciais, a demanda e a oferta de painéis solares dispararam no Brasil, com a China sendo o principal fornecedor de equipamentos.

Alta produção na China e oferta excedente

Empresas chinesas que fabricam painéis fotovoltaicos optaram por se “verticalizar”, ou seja, participar de todo o processo de produção, desde a matéria-prima até o produto final. Isso resultou em uma oferta excedente de painéis solares, com a China produzindo além da demanda interna e exportando para a Europa, que também está com um excesso de oferta. Como resultado, os preços dos painéis caíram cerca de 60% ao longo de 2023.

O mercado brasileiro, especialmente o cearense, sentiu os efeitos da queda nos preços. Os painéis solares de energia ficaram cerca de 50% mais baratos para os consumidores em menos de dois anos, apesar das taxações recentes. A expectativa é de que os preços continuem caindo, mas em um ritmo mais lento, chegando a um ponto de equilíbrio nos próximos meses.

Quer saber quanto custa instalar seu
Sistema Solar?

Vamos precisar coletar algumas informações básicas, preencha os dados abaixo para nossos Epecialistas dimensionar sua Usina Solar sem compromisso com economia de até 95%.
“Sem compromisso, totalmente GRATUITO”



Energia Solar por Assinatura

O post 30% mais barato: Hora de economizar na conta de luz com energia solar apareceu primeiro em Portal Energia Limpa.

Deixe um comentário

Top