Você está aqui
Home > Economia > Brasil aponta como terceiro do Ranking no Mercado de Energia Solar Global

Brasil aponta como terceiro do Ranking no Mercado de Energia Solar Global

Brasil aponta como terceiro do Ranking no Mercado de Energia Solar Global
Publicidade

Informação consta do relatório “Global Market Outlook For Solar Power 2024”; no ranking, o país só perde para China e Estados Unidos

Por: Paula Pacheco

Relatório divulgado, Global Market Outlook For Solar Power 2024 – 2028, elaborado pela SolarPower Europe, aponta o Brasil como o terceiro maior mercado mundial de energia solar no último ano, atrás apenas da China e dos Estados Unidos.

Com uma potência instalada total de 15,4 gigawatts (GW) em 2023, o Brasil subiu e assumiu a 3ª posição no ranking global da energia solar fotovoltaica. O “pulo” representa cerca de 4% de todo o mercado mudial no período, informa a Associação Brasileira de Energia Solar FotovoltaicaABSOLAR, com base em dados da SolarPower Europe.

Os dados levam em consideração a somatória das grandes usinas solares e dos sistemas de geração própria solar de pequeno e médio portes, em telhados e fachadas de edifícios e em pequenos terrenos, com base na potência total adicionada ao longo de 2023.

Ranking mundial da fonte solar fotovoltaica – comparativo entre 2022 e 2023

Ranking mundial da fonte solar fotovoltaica - comparativo entre 2022 e 2023
Fonte: SolarPower Europe, 2024 (Reprodução)

Rodrigo Sauaia, CEO da Absolar, afirma que a energia solar fotovoltaica é atualmente a fonte mais competitiva do país e se posiciona como uma forte propulsora do desenvolvimento social, econômico e ambiental.

“O crescimento acelerado da energia solar é tendência mundial e o avanço brasileiro nesta área é destaque internacional. O Brasil possui um dos melhores recursos solares do planeta e assume cada vez mais protagonismo neste processo de transição energética e combate ao aquecimento global”, diz Sauaia.

A expansão da tecnologia fotovoltaica coloca o Brasil em posição de destaque na geopolítica global de transição energética, avalia a associação. A fonte solar é a segunda maior na matriz elétrica nacional, com 43 GW em operação no país e participação equivalente a 18,2% da matriz elétrica nacional.

Crédito: EXAME | ESG

Quer saber quanto custa instalar seu
Sistema Solar?

Vamos precisar coletar algumas informações básicas, preencha os dados abaixo para nossos Epecialistas dimensionar sua Usina Solar sem compromisso com economia de até 95%.
“Sem compromisso, totalmente GRATUITO”


O post Brasil aponta como terceiro do Ranking no Mercado de Energia Solar Global apareceu primeiro em Portal Energia Limpa.

Deixe um comentário

Top