Você está aqui
Home > Economia > Consumo de energia em Junho deve encerrar com alta

Consumo de energia em Junho deve encerrar com alta

Consumo de energia em Junho deve encerrar com alta
Publicidade

Boletim do ONS revela crescimento expressivo reflete o aquecimento da economia e a maior demanda energética em diversas regiões do país.

Por Camila F. Araújo | Grupoe4

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) revelou que o consumo de energia no Brasil deve alcançar 74.399 megawatts médio (MWmed) em junho, representando um aumento de 4,2% em comparação mesmo período do ano passado.

No Sudeste/Centro-Oeste, que concentra mais da metade da carga de energia do Brasil, a previsão é de um consumo de 41.648 MWmed, um acréscimo de 3,8% em relação a junho de 2023. No Sul, espera-se um crescimento de 3,1%, atingindo 12.575 MWmed.

Para o Nordeste, a projeção é de um consumo de 12.451 MWmed, marcando um aumento de 4,3%. Já no Norte, a expectativa é de um salto de 8,8%, totalizando 7.725 MWmed.

Em termos de geração de energia, o ONS estima que a Energia Natural Afluente (ENA) — a quantidade de água que chega aos reservatórios — ficará em 54% da média histórica no Sudeste/Centro-Oeste, resultando em um armazenamento de 67,6% da capacidade. No Sul, a ENA deve atingir 110% da média, com os níveis dos reservatórios chegando a 81,1%. No Nordeste, a previsão é de 38% da média, com 67,5% de armazenamento. Já no Norte, a ENA deve alcançar 54% da média, com reservatórios em 88,6%.

Neste cenário, o Custo Marginal da Operação (CMO) para a semana de 15 a 21 de junho foi fixado em R$ 18,01 por megawatt-hora (MWh), refletindo os custos de produção para atender ao Sistema Interligado Nacional (SIN).

Onda de Calor recorde faz o consumo de energia bater pico no Brasil
Foto: Unsplash/Reprodução

Ministro de Minas e Energia Prestará Esclarecimentos sobre Aumento na Conta de Luz

Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, participará de uma audiência pública na Comissão de Minas e Energia (CME) da Câmara dos Deputados, na próxima quarta-feira, 19/06, às 10h. Ele deverá prestar esclarecimentos sobre o possível aumento na conta de luz decorrente das migrações para o mercado livre e a geração distribuída (GD).

Além disso, Silveira abordará as compensações ambientais relacionadas à conclusão da usina nuclear Angra 3 e os planos do governo para a transição energética. Outro ponto de discussão será a indicação de Raul Lycurgo para a presidência da Eletronuclear e a falta de pagamento das compensações dos convênios envolvendo a Eletronuclear e os municípios de Angra dos Reis, Paraty e Rio Claro.

Este encontro será crucial para entender as implicações futuras no setor energético e as medidas que o governo pretende adotar para garantir uma transição energética eficiente e sustentável.

Créditos: GrupoE4

Quer saber quanto custa instalar seu
Sistema Solar?

Vamos precisar coletar algumas informações básicas, preencha os dados abaixo para nossos Epecialistas dimensionar sua Usina Solar sem compromisso com economia de até 95%.
“Sem compromisso, totalmente GRATUITO”


O post Consumo de energia em Junho deve encerrar com alta apareceu primeiro em Portal Energia Limpa.

Deixe um comentário

Top