Você está aqui
Home > Energia Limpa > Dia Mundial do Meio Ambiente e Carros Elétricos

Dia Mundial do Meio Ambiente e Carros Elétricos

Dia Mundial do Meio Ambiente e Carros Elétricos

Carro Elétrico é mais ecológico que um carro a combustão por 3 motivos, basicamente.

Primeiro, porque são veículos de “emissões zero” que, ao contrário dos carros a combustão, que liberam gases poluentes como dióxido de carbono e material particulado, os elétricos operam de forma limpa e sem emissões durante o seu funcionamento.

Segundo, por aproveitar a energia do movimento (cinética) para recuperar cargas da bateria e poupar os freios, fato que aumenta sua vida útil e, por consequência, reduz o consumo e o consequente descarte das peças.

Essa característica dos freios também liga ao terceiro motivo, que é ser um menor gerador de resíduos ao longo do seu uso. Um carro elétrico tem menos partes móveis (tendo um motor à combustão como referência), por isso não precisa de filtros de ar ou combustível, nem mesmo de óleo lubrificante. Estes são, talvez, os principais resíduos gerados por um carro à combustão além da emissão de gases estufa, mas que pouca gente se lembra que existe e o impacto que isso tem no meio ambiente se descartados de maneira inadequada.

Sustentabilidade - entenda as vantagens do carro elétrico
Foto: Divulgação / Arquivo / Freepik

Descarte de Bateria de Carros Elétricos

O descarte inadequado das baterias de carros elétricos pode trazer riscos ao meio ambiente também, pois contêm metais pesados. No Brasil, leis e iniciativas como a Política Nacional de Resíduos Sólidos e a Coleta Seletiva avançam na reciclagem, mas há um longo caminho a ser percorrido. 

Hoje, as principais iniciativas para o descarte das baterias dos veículos elétricos é reaproveitá-las em outras aplicações. Por exemplo: se a bateria não pode mais ser usada por um veículo por ter sua capacidade reduzida ou mesmo porque sofreu dano em alguma de suas células, mas ainda funciona, pode ser montada junto a outras e funcionar como uma espécie de nobreak para prédios residenciais e comerciais em situações de queda de energia.

Outra forma inteligente de usá-las é utilizá-las ligadas às placas de energia solar e servirem como reserva/fonte de energia para comunidades indígenas, quilombolas, ou mesmo em locais isolados ou de difícil acesso.

Quer saber quanto custa instalar seu
Sistema Solar?

Vamos precisar coletar algumas informações básicas, preencha os dados abaixo para nossos Epecialistas dimensionar sua Usina Solar sem compromisso com economia de até 95%.
“Sem compromisso, totalmente GRATUITO”


O post Dia Mundial do Meio Ambiente e Carros Elétricos apareceu primeiro em Portal Energia Limpa.

Deixe um comentário

Top