Você está aqui
Home > Energia Limpa > Economizar na conta de luz, descubra quantas placas solares são possíveis para gerar 1000 kWh de energia solar por mês

Economizar na conta de luz, descubra quantas placas solares são possíveis para gerar 1000 kWh de energia solar por mês

Economizar na conta de luz, descubra quantas placas solares são possíveis para gerar 1000 kWh de energia solar por mês

Se você está cansado de pagar caro na conta de luz e quer se livrar dos aumentos das tarifas de energia, a energia solar pode ser a solução ideal para você.

A energia solar é uma ótima maneira de reduzir seus custos de eletricidade. Mas antes de instalar as placas solares, é importante calcular quanto você vai precisar para atender seu consumo de energia.

Para calcular a quantidade de placas solares possíveis, você precisará saber três coisas: seu consumo médio diário, a irradiação solar de sua cidade e a eficiência do sistema solar.

Mas quantas placas solares você precisa instalar para gerar 1000 kWh por mês?

Primeiro, pegue sua conta de luz e obtenha o consumo médio mensal em kWh. Para este exemplo, vamos usar um consumo médio mensal de 1000 kWh. Divida este valor por 30 (número de dias no mês):

A irradiação solar é a quantidade de energia solar disponível em sua localização. Para saber a irradiação de sua cidade, você pode usar o site do Cresesb, que possui dados de irradiação solar para todo o Brasil. Para Salvador, Bahia, a irradiação solar média diária é de aproximadamente 5,34 kWh/m²/dia.

A eficiência do sistema fotovoltaico leva em conta perdas como sujeira nas placas e desvios de ângulo. Normalmente, consideramos uma perda de 25%, então a eficiência das placas solares será de 75% ou 0,75.

Calculando a potência total do sistema

Para calcular a potência total do sistema, você precisa dividir o consumo médio diário pela multiplicação da eficiência do sistema pela irradiação solar. Então, a potência do sistema é igual ao consumo médio diário dividido por (eficiência do sistema algumas vezes irradiação solar).

Substituindo os valores, temos:

Definindo o modelo das placas solares

Agora precisamos escolher o modelo das placas solares. Vamos usar um painel com potência de 665 Wp (um dos mais potentes do mercado). Para encontrar o número de placas solares, você divide a potência total do sistema pela potência de cada placa.

O número de placas solares é igual à potência total do sistema dividido pela potência de cada placa. Substituindo os valores, temos:

Para gerar 1.000 kWh por mês em Brasília, Distrito Federal, você precisará de 13 placas solares de 665 Wp cada. Agora, faça o cálculo para sua cidade e veja quantas placas solares você irá precisar, ou ainda preencha o formulário abaixo e consulte nossos especialisatas sem compromisso.

Fonte: CPG | Energia Renovável

Quer saber quanto custa instalar seu
Sistema Solar?

Vamos precisar coletar algumas informações básicas, preencha os dados abaixo para nossos Epecialistas dimensionar sua Usina Solar sem compromisso com economia de até 95%.
“Sem compromisso, totalmente GRATUITO”


O post Economizar na conta de luz, descubra quantas placas solares são possíveis para gerar 1000 kWh de energia solar por mês apareceu primeiro em Portal Energia Limpa.

Deixe um comentário

Top