Você está aqui
Home > Energia Limpa > Empreendedor ganha descontos para compensar emissões de CO2 e garante taxas de juros menores

Empreendedor ganha descontos para compensar emissões de CO2 e garante taxas de juros menores

Empreendedor ganha descontos para compensar emissões de CO2 e garante taxas de juros menores

Parceria entre Estímulo e Eccaplan permite que pequenas empresas incorporem ações sustentáveis no dia a dia

Diante das mudanças climáticas, e com o objetivo de democratizar práticas sustentáveis para pequenas empresas, a Eccaplan e o Estímulo, fundo de impacto que apoia pequenos empreendedores com crédito orientado, se uniram para uma ação de gestão sustentável e práticas ambientais direcionadas para empresas, incentivando a neutralização de carbono.

A parceria, que funciona dentro do programa Estímulo Verde, possibilita que qualquer empreendedor tenha acesso ao programa CO2 Neutro – desenvolvido pela Eccaplan – e obtenha números referentes à emissão de gases de efeito estufa gerados por sua operação, e quanto a empresa poderá compensar por meio da compra do crédito de carbono – com 5% de desconto. Todos que neutralizarem suas emissões de CO2 receberão ainda um certificado e Selo CO2 Neutro. Além disso, os empreendedores da base Estímulo poderão ter uma diminuição na taxa de juros (sujeito à análise) de crédito concedido.

Os projetos apoiados pela Eccaplan, por meio de sua plataforma Carbon Fair, abrangem diversas modalidades de geração de créditos de carbono, com foco em incentivar práticas sustentáveis variadas. Dentre elas, estão as frentes de Energia, Agricultura Regenerativa, Carbon Coffee, que usa tecnologia para a produção de café mais sustentável e o projeto REDD+, que trabalha para evitar o desmatamento e minimizar os impactos socioambientais.

Entenda o que são e como funcionam os créditos de carbono
Foto: Divulgação / Arquivo / Freepik

Compensar as emissões de carbono dentro das empresas traz diversas vantagens, como a contribuição para mitigação de mudanças climáticas, o fortalecimento da responsabilidade e reputação corporativa, o fomento à inovação e sustentabilidade nas MPEs, a preparação para requisitos legais, além do acesso a mercados e investimentos.

Fernando Beltrame, CEO da Eccaplan, explica que os empreendedores serão atendidos por um consultor da startup para definirem a abrangência do cálculo de carbono. “As informações enviadas serão verificadas por uma equipe especializada, e o executivo receberá um relatório completo das suas emissões e recomendações de como reduzir seu impacto. Nessa opção, além dos 5% de desconto nos serviços da Eccaplan, o empreendedor terá uma redução na sua taxa de juros, caso receba apoio financeiro do Estímulo”, diz.
 

O CEO lembra que em 1997 foi criado o Protocolo de Kyoto e, em 2015, o Acordo de Paris. Com este último, foram estabelecidas metas nacionais de emissões e regulamentos para apoiá-las. “Com isso, a pressão sobre as empresas para reduzir sua pegada de carbono está aumentando. Nesse sentido, a parceria com o Estímulo é tão importante para nós, para o mercado e para o meio ambiente”, afirma.

Por meio do programa Estímulo Verde, os empreendedores podem ter acesso a diversas soluções sustentáveis, todas com descontos acessíveis.

Ao adotar produtos ou serviços das empresas parceiras incluídas no programa, assim como os da Eccaplan, além de contribuir para o meio ambiente, é possível diminuir a taxa de juros. De acordo com Vinicius Poit, CEO do Estímulo, o fundo foi criado para apoiar negócios e transformar vidas por meio do empreendedorismo.

“As MPEs são a base da economia brasileira e acreditamos em seu poder de gerar renda, emprego e dignidade. Apoiar os pequenos empreendedores para diminuir mudanças climáticas se faz necessário. Vamos continuar trabalhando com transparência e compromisso para gerar cada vez mais impacto”, finaliza Poit


Energia Solar Compartilhada sem investimentos ou obras!

Quer começar a
economizar agora?

Insira seus dados abaixo que a nossa equipe entra em contato e cuida do restante.


O post Empreendedor ganha descontos para compensar emissões de CO2 e garante taxas de juros menores apareceu primeiro em Portal Energia Limpa.

Deixe um comentário

Top