Você está aqui
Home > Política > Energia Solar 0800, Câmara aprova PL que libera painel solar para família de baixa renda

Energia Solar 0800, Câmara aprova PL que libera painel solar para família de baixa renda

Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei nesta terça-feira (07/05) que propõe a substituição da Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) pelo Programa Renda Básica Energética (Rebe), visando ampliar o acesso à energia solar para consumidores de baixa renda

De acordo com infomoney, em um movimento pioneiro, a Câmara dos Deputados do Brasil aprovou uma proposta legislativa que promete transformar a realidade energética das famílias de baixa renda. O projeto de lei, que agora segue para o Senado, visa facilitar a instalação de painéis solares em residências beneficiadas pela Tarifa Social de Energia Elétrica, marcando um passo significativo rumo à energia verde.

Acesso democratizado à energia solar

O projeto, idealizado pelo deputado Domingos Neto e aprimorado por Lafayette de Andrada, propõe um sistema de créditos para a instalação de sistemas fotovoltaicos. Essa medida não apenas reduzirá o custo da energia para as famílias mais vulneráveis, mas também contribuirá para a diminuição dos reajustes tarifários gerais, conforme destacado por Neto.

PL671 quer proibir distribuidoras de atuarem no mercado de GD
Plenário da Câmara dos Deputados. Foto: José Cruz/ABR

Programa renda básica energética: Um novo horizonte com os paineis solares

O Programa Renda Básica Energética (Rebe) é o coração da iniciativa. Com o objetivo de substituir gradualmente o subsídio da TSEE pela energia produzida por centrais solares. As famílias elegíveis, consumindo até 220 kWh/mês, serão as primeiras a se beneficiar dessa transição. O que promete ser um divisor de águas na luta contra a pobreza energética.

Gestão e financiamento: Rumo à autossuficiência com os painéis solares

A gestão do Rebe ficará a cargo da ENBPar, que poderá operacionalizar o programa diretamente ou por meio de parcerias com cooperativas e associações locais. Quanto ao financiamento, o projeto permite a utilização de recursos da União, da CDE e de empréstimos de instituições financeiras, garantindo uma base sólida para a expansão do programa.

Com essa iniciativa, o Brasil dá um exemplo de como a legislação pode ser um vetor de mudança social e ambiental.

A transição para a energia verde não é apenas uma questão de sustentabilidade, mas também de justiça social. Proporcionando às famílias de baixa renda a oportunidade de reduzir suas despesas com energia enquanto contribuem para a saúde do planeta. Portanto, os painéis solares representam mais do que uma fonte de energia, são um símbolo de esperança e progresso para milhões de brasileiros.

Quer saber quanto custa instalar seu
Sistema Solar?

Vamos precisar coletar algumas informações básicas, preencha os dados abaixo para nossos Epecialistas dimensionar sua Usina Solar sem compromisso com economia de até 95%.
“Sem compromisso, totalmente GRATUITO”


O post Energia Solar 0800, Câmara aprova PL que libera painel solar para família de baixa renda apareceu primeiro em Portal Energia Limpa.

Deixe um comentário

Top