Você está aqui
Home > Negócios > Energisa e Governo Federal assinam contrato para operação de novo lote de transmissão

Energisa e Governo Federal assinam contrato para operação de novo lote de transmissão

Energisa e Governo Federal assinam contrato para operação de novo lote de transmissão
Publicidade

Lote 12 foi arrematado no primeiro leilão de transmissão da Aneel em 2024 e levará energia a áreas do Nordeste

O Grupo Energisa e o Ministério de Minas e Energia assinaram nesta sexta-feira (28), em Belo Horizonte, o contrato para operação do lote 12, arrematado no Leilão de Transmissão 01/2024 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), realizado no último mês de março. De acordo com a Aneel, o certame foi o segundo maior do gênero, com 15 lotes.

A oferta feita pela Energisa foi de uma receita anual permitida (RAP) de 112,5 milhões de reais, o que representa um deságio de 29,99% em relação ao valor máximo estabelecido pelo regulador.

O lote é estratégico para o escoamento de energia limpa da região Nordeste para os centros consumidores, em local com condições favoráveis à construção e com boas sinergias operacionais com o portfólio de ativos do Grupo Energisa. O lote arrematado é composto pelas seguintes instalações nos estados do Maranhão e Piauí:

– LT 500 kV Teresina IV – Graça Aranha C1, CS, com 205,13 km

– LT 500 kV Boa Esperança – Graça Aranha C1, CS, com 188,4 km

Participaram do evento de assinatura, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva; o ministro de Minas e Energia, Alexandre da Silveira; o diretor-presidente da Energisa Geração e Transmissão, Gabriel Mussi; e a diretora de Relações Institucionais da companhia, Fernanda Matos.

“Esse empreendimento chega para somar na capacidade da Companhia e está em linha com um dos nossos maiores objetivos, que é democratizar o acesso à energia de qualidade e fazer parte da transformação energética no país. O segmento de transmissão é o grande viabilizador da transformação energética, conectando as fontes de energia limpa com os centros de consumo. Assim como fizemos em outras oportunidades, vamos trabalhar para entregar esse empreendimento no menor prazo possível, com muita disciplina na alocação de capital. Entendemos que essa foi uma oportunidade para alavancar ainda mais nosso setor de transmissão, seguindo o movimento que nos fez crescer mais de 10 vezes em pouco mais de seis anos.”,

ressalta Gabriel Mussi.

Programa de Parcerias de Investimentos da Presidência da República
Programa de Parcerias de Investimentos da Presidência da República – Foto: Divulgação / Energisa

As instalações de transmissão fazem parte do Programa de Parcerias de Investimentos da Presidência da República – PPI. O prazo para operação comercial dos empreendimentos varia de 36 a 72 meses, para concessões por 30 anos, contados a partir da celebração dos contratos.

Sobre a Energisa

Com 119 anos de história, a Energisa é um dos maiores grupos privados com capital nacional do setor elétrico brasileiro. Somos um ecossistema de produtos e serviços voltado para protagonizar a transformação energética, conectando pessoas e empresas à melhor solução de energia e construindo um mundo mais sustentável.

Nosso portfólio abrange 9 distribuidoras de energia elétrica, 13 concessões de transmissão, uma central de geração fotovoltaica centralizada, uma marca inovadora de soluções energéticas – a (re)energisa –, que conta com um dos maiores parques de geração distribuída fotovoltaica do país, além de comercialização de energia no mercado livre e serviços de valor agregado. Contamos também com uma central de serviços compartilhados, uma empresa de contact center para atender nossos clientes e a fintech Voltz, a primeira no segmento de empresas de serviço público de energia.

Recentemente, diversificamos nosso portfólio com a inclusão da distribuição de gás natural, através da aquisição da ES Gás e um projeto, em construção, para geração de biometano a partir de resíduos sólidos. Transformamos energia em conforto e desenvolvimento para mais de 20 milhões de pessoas em 875 municípios de todas as regiões do país e geramos mais de 20 mil empregos, diretos e indiretos. 


Energia Solar Compartilhada sem investimentos ou obras!

Quer começar a
economizar agora?

Insira seus dados abaixo que a nossa equipe entra em contato e cuida do restante.


O post Energisa e Governo Federal assinam contrato para operação de novo lote de transmissão apareceu primeiro em Portal Energia Limpa.

Deixe um comentário

Top