Você está aqui
Home > Economia > ‘Fio B’ Retroativo para clientes de Energia Solar da Equatorial Piauí

‘Fio B’ Retroativo para clientes de Energia Solar da Equatorial Piauí

‘Fio B’ Retroativo para clientes de Energia Solar da Equatorial Piauí
Publicidade

Conforme a Equatorial Piauí, a cobrança retroativa será parcelada na fatura do cliente ao longo dos próximos 10 meses.

A partir do mês de julho, os consumidores de energia solar no Piauí verão uma cobrança a mais em suas faturas. É que além de pagarem a taxa do ‘Fio B’, os clientes deverão pagar ainda uma cobrança retroativa referente aos meses de janeiro, fevereiro, março, abril e maio deste ano, período em que o ‘Fio B’ não foi cobrado pela Equatorial mesmo já estando em vigor.

“Informamos que os valores não cobrados referentes a TUSD fio B dos últimos 3 ciclos serão lançados nos próximos faturamentos em acordo com o art. 323 da Resolução Normativa 1000/2021, que estabelece que as distribuidoras podem recuperar valores cobrados a menor limitados aos 3 ciclos anteriores de faturamento”, diz o comunicado.

VEJA TAMBÉM:

Segundo comunicado enviado pela empresa aos consumidores, “a Equatorial aplicará a cobrança da parcela referente à TUSD Fio B (Tarifa de Uso do Sistema de Distribuição) a partir do faturamento de junho deste ano. Os valores que serão cobrados poderão ser acessados no endereço: https://al.equatorialenergia.com.br/wp-content/uploads/2024/06/EQTL-AL-Carta-Faturamento-GDIS.pdf, onde há informações sobre como será operacionalizada a nova forma de compensação da energia gerada.”

Fonte: Equatorial – PI

Entenda a cobrança do Fio B

A cobrança do “Fio B” é uma taxa que as distribuidoras de energia elétrica cobram dos consumidores que utilizam energia solar. Essa taxa é aplicada quando a energia gerada pelos painéis solares é enviada de volta para a rede elétrica.

Em outras palavras, quando você tem um sistema de energia solar e gera mais energia do que consome, o excedente vai para a rede elétrica. O “Fio B” é uma taxa sobre essa energia excedente que você envia para a rede. É como se você estivesse pagando pelo “aluguel” da rede elétrica para transportar a energia que seus painéis solares produzem até você, quando você precisa.

Fonte: Equatorial Energia – PI


Energia Solar Compartilhada sem investimentos ou obras!

Quer começar a
economizar agora?

Insira seus dados abaixo que a nossa equipe entra em contato e cuida do restante.


O post ‘Fio B’ Retroativo para clientes de Energia Solar da Equatorial Piauí apareceu primeiro em Portal Energia Limpa.

Deixe um comentário

Top