Você está aqui
Home > Energia Limpa > Micro e minigeração: Horizonte de evolução dos próximos 10 anos

Micro e minigeração: Horizonte de evolução dos próximos 10 anos

Micro e minigeração: Horizonte de evolução dos próximos 10 anos
Publicidade

MME e EPE publicam segundo Caderno do Plano Decenal de Expansão de Energia 2034, com perspectiva de entrada de baterias em unidades consumidoras no horizonte dos próximos dez anos

Ministério de Minas e Energia (MME) e a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) lançaram, nesta semana, o Caderno da Micro e Minigeração Distribuída (MMGD), como parte dos estudos do Plano Decenal de Expansão de Energia 2034 (PDE 2034). Este é o segundo produto do PDE 2034, dando continuidade ao processo de planejamento energético do país, previsto para ser concluído no segundo semestre de 2024. 

A MMGD se tornou protagonista da expansão da matriz elétrica nacional nos últimos anos e deve continuar se destacando durante a próxima década, segundo o estudo. Diante das possibilidades no contexto de regulamentação da Lei n° 14.300/2022, foram simulados um cenário inferior e outro superior para a expansão da MMGD, que indicam uma capacidade instalada acumulada entre 47 e 71 GW em 2034. No cenário de referência, a EPE projeta 59 GW instalados até 2034, que atenderão mais de 7 milhões de unidades consumidoras

Em relação às baterias, diferentes aplicações para consumidores residenciais e comerciais foram analisadas. Ao analisar puramente sob a ótica financeira, as baterias enfrentariam dificuldades para se viabilizar na próxima década. No entanto, fatores elétricos ou ambientais podem levar um nicho de consumidores a decidir pela instalação dessa tecnologia nos próximos anos.

Micro e minigeração - Horizonte de evolução dos próximos 10 anos
Horizonte de evolução dos próximos 10 anos – Foto: nattrass | GettyImages

Plano Decenal de Expansão de Energia 2034

O Plano Decenal de Expansão de Energia (PDE) 2034 apresenta as perspectivas da expansão do setor de energia para os próximos 10 anos, considerando o período de 2025 a 2034, mantendo uma visão integrada para os diversos energéticos.

Os múltiplos estudos presentes neste plano subsidiam decisões de política energética, integrando-as às demais políticas adotadas no país, em especial as ligadas às mudanças climáticas e de transição energética. Com um caráter inovador, os estudos deste plano serão, inicialmente, publicados em forma de cadernos, abordando as diversas temáticas presentes no PDE 2034. O conjunto de cadernos temáticos, apresentados ao longo do ano de 2024, irão compor o Plano Decenal de Expansão de Energia 2034.

O primeiro caderno do PDE 2034 intitulado Premissas Econômicas e Demográficas, foi publicado em março deste ano. (link do primeiro caderno) A versão final do Plano Decenal de Expansão de Energia 2034 (PDE 2034) será publicado, ainda este ano, com aprovação e publicação do PDE após consulta pública.

Acesse aqui o caderno de MMGD & Baterias do PDE 2034.

Créditos: MME | Assessoria Especial de Comunicação Social – MME

Quer saber quanto custa instalar seu
Sistema Solar?

Vamos precisar coletar algumas informações básicas, preencha os dados abaixo para nossos Epecialistas dimensionar sua Usina Solar sem compromisso com economia de até 95%.
“Sem compromisso, totalmente GRATUITO”


O post Micro e minigeração: Horizonte de evolução dos próximos 10 anos apareceu primeiro em Portal Energia Limpa.

Deixe um comentário

Top