Você está aqui
Home > EM FOCO > O que é fintech? Como funciona? O que oferece?

O que é fintech? Como funciona? O que oferece?

Você já ouviu falar em Fintech? E em Financial Technology?

O que é? Como funciona? O que oferece?

Esses termos estão revolucionando o mercado financeiro em todo o mundo. A principal ideia das fintechs é deixar de lado alguns dos serviços burocráticos e caros do seu banco e passar a resolver tudo em uma empresa muito mais prática, rápida, barata e descomplicada. Sonho de consumo de muita gente, não é mesmo?

MAS, AFINAL, QUE É FINTECH?

Fintech é um termo que surgiu da junção das palavras financial (financeiro) e technology (tecnologia). Fintech é uma startup que trabalha para inovar e otimizar serviços do setor financeiro. Essas empresas possuem custos operacionais muito mais baixos que de bancos tradicionais. Isso é possível porque conseguem utilizar tecnologias que elevam a eficiência dos processos.

Esses termos estão revolucionando o mercado financeiro em todo o mundo
Esses termos estão revolucionando o mercado financeiro em todo o mundo

Para entrar para a Associação Brasileira de Fintechs, a empresa precisa ter base tecnológica e modelo de negócio altamente escalável. A definição da organização para o termo é ser uma “empresa que use tecnologia intensiva para oferecer produtos na área financeira”.

A grande missão das fintechs é a inovação e otimização dos processos financeiros. Com a tecnologia, visam a implantar novos produtos e processos ou aprimorar os já existentes.

Ainda que seja difícil de incomodar os bancos tradicionais em volume de operações, é possível oferecer mais opções aos consumidores. Além disso, essas empresas são capazes de proporcionar serviços mais especializados com custos menores do que os dos bancos.

As fintechs tem foco na tecnologia, são menos burocráticas, possuem menos produtos, mas com mais especificidade. Propõem soluções inéditas ao consumidor, como, por exemplo, cartão de crédito sem anuidade.

QUE SERVIÇOS UMA FINTECH OFERECE?

Conheça alguns serviços oferecidos por fintechs no Brasil.

Conta bancária digital

Com as fintechs, a conta corrente da pessoa física ou jurídica pode ser digital, sem burocracia, com todos os recursos de uma versão tradicional. Isso significa que, estando conectado à internet, não importa se no computador, tablet ou celular, o usuário realiza todas as movimentações financeiras que desejar.

Isso inclui transferências de valores, pagamentos de contas, consulta de saldo e de extrato, entre outras funções. É o serviço que mais preocupa os bancos tradicionais.

Empréstimos

Outro mercado tradicional das instituições financeiras no país que começa a ser modificado pelo avanço das fintechs são os empréstimos, que já podem ser solicitados 100% online sem sair de casa.

O cliente recebe o dinheiro de forma rápida, além de ter baixas taxas de juros. As linhas de crédito podem ser disponibilizadas no formato de economia compartilhada, de pessoa física para pessoa física.

Cartão de crédito

Sonho de consumo de muitos brasileiros, um cartão de crédito sem anuidade e com taxas mais baixas já é realidade. Mas não é apenas isso, pois o produto é totalmente gerenciado pelo usuário via aplicativo de celular.

Na prática, o cliente tem o controle total sobre as suas operações e pode até mesmo alterar o seu limite. Tudo isso torna o uso da ferramenta mais interessante para ele, que perde menos tempo com a burocracia.

Assim como ocorre com outros serviços financeiros, no caso do cartão o segredo do baixo custo está na menor estrutura exigida da fintech para o seu funcionamento, pois em uma startup, todos os processos são enxutos.

Microsseguros

Com os microsseguros, é possível realizar também por via digital a contratação de seguro de vida, seguro viagem, para automóveis e outros veículos, para empresas e também para residências. Tudo isso de forma direta, sem intermediários.

As fintechs que oferecem esse tipo de serviço disponibilizam o acesso via navegador ou aplicativo de celular.
As fintechs que oferecem esse tipo de serviço disponibilizam o acesso via navegador ou aplicativo de celular.

OUTROS SERVIÇOS

Investimentos

A proposta de iniciar investimentos via internet não chega a ser nova. As fintechs que oferecem esse tipo de serviço disponibilizam o acesso via navegador ou aplicativo de celular. A maior autonomia para o investidor é um atrativo, assim como o menor custo para aplicar seu dinheiro.

Saiba como começar a investir com ganhos de 1% ao mês

Utilizar a tecnologia para encontrar a aplicação que mais combina com o usuário pode ser uma forma de conquistar um público que ainda prefere a poupança.

Outro diferencial está no aspecto intuitivo dos aplicativos disponibilizados pelas fintechs, que possuem conteúdo de fácil entendimento, focados na educação financeira do usuário.

Soluções em pagamentos

Algumas soluções propostas por fintechs são pensadas especialmente para públicos de rendas inferiores. Por isso, até mesmo a partir de um celular comum (sem acesso à internet) é possível utilizar a funcionalidade, confirmando a operação a partir de uma senha recebida por SMS.

Outros modelos de empresa trabalham com cartões pré-pagos e podem ser utilizados também por pessoas jurídicas para quitar suas despesas.

Soluções em recebimentos para empresas

Para quem tem uma empresa, é fundamental planejar uma política de cobrança que seja adequada ao seu perfil de clientes.

Sempre haverá aqueles que preferem pagar no dinheiro, outros que gostam do boleto e muitos são adeptos dos cartões de crédito e débito.

Seja qual for a escolha do seu negócio, é possível encontrar uma solução disponibilizada por uma fintech no Brasil. A emissão de boletos pode estar vinculada à própria conta digital, muitas vezes com documentos ilimitados e taxas menores, aplicadas apenas na sua compensação.

Já a maquininha de cartão é extremamente útil por ser esse o meio de pagamento preferido do brasileiro.

MAIS OPÇÕES OFERECIDAS

Negociação de dívidas

Essa é uma solução para credores e devedores. De um lado, ganha a empresa, que nem sempre tem uma política adequada (e nem tempo) para abordar o cliente inadimplente. De outro, ganha o endividado, que muitas vezes desconhece o débito ou o seu valor, mas tem interesse na quitação.

Em alguns aplicativos, basta inserir o CPF e todo o seu drama financeiro é conhecido.

O próximo passo é a intermediação entre credores e devedores, o que pode ocorrer por e-mail, redes sociais e até mesmo por aplicativos de mensagens instantâneas.

O acordo é fechado assim que as partes chegam a um consenso sobre as melhores condições de negociação do débito.

Gestão financeira

Por meio de aplicativos oferecidos por fintechs, o usuário enxerga melhor a sua realidade financeira. Consegue organizar melhor os gastos e gerenciar seu dinheiro de maneira facilitada.

Para empresas, o conceito de gestão financeira é aplicado integralmente. Além de controles automatizados sobre receitas e despesas.

Operações como, por exemplo, fluxo de caixa, conciliação bancária, emissão de notas fiscais e integração contábil são realizadas a partir de plataformas online.

Gestão de benefícios

A gestão de benefícios trabalhistas é também uma área de atuação eficaz das fintechs. A entrada dessas startups no mercado trouxe maior comodidade para empresários e seus colaboradores.

O diferencial do serviço é principalmente a dispensa de cartão físico para concessão de benefícios como vale alimentação e refeição, vale transporte e vale combustível.

O trabalhador recebe os valores em uma conta pessoal e pode realizar pagamentos pelo celular, até mesmo por mensagem do tipo SMS.

O trabalhador recebe os valores em uma conta pessoal e pode realizar pagamentos pelo celular, até mesmo por mensagem do tipo SMS.
O trabalhador recebe os valores em uma conta pessoal e pode realizar pagamentos pelo celular, até mesmo por mensagem do tipo SMS.

COMO FUNCIONA UMA FINTECH?

Uma fintech funciona como uma startup clássica, ou seja, predominantemente virtual. Segundo dados do portal FintechLab, uma em cada cinco fintechs brasileiras tem mais de 20 funcionários. O modelo tem no cliente o centro da estratégia de negócio.

O Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovou duas resoluções com regras para a atuação das novas empresas tecnológicas que oferecem produtos e serviços financeiros de crédito. São as chamadas fintechs de crédito.

Entenda as Resoluções nº 4.656 e nº 4.657, que têm por objetivo fomentar a incorporação de inovações no âmbito do Sistema Financeiro Nacional.

FINTECH X BANCOS TRADICIONAIS

É muito comum as pessoas quererem comparar os serviços oferecidos tanto pelos bancos como pelas fintechs. Porém, especialistas dizem que as startups financeiras não vão quebrar os bancos tradicionais.

Segundo Isaac Kassin, co-fundador da startup fintech Exeq, dos Estados Unidos, a união entre bancos e fintechs trarão mudanças na indústria que ajudarão a fazer operações bancárias do jeito que deve ser.

O crescimento do acesso à internet e a popularização de smartphones fez muita gente adotar soluções mais práticas, que se integrassem melhor a esse novo estilo de vida. Se você já assiste a filmes, ouve músicas, faz compras e chama motoristas pelo celular, por qual motivo não fazer o mesmo com investimentos e empréstimos?

Essa revolução pode ser vista através das adaptações feitas pelos bancos em seus serviços, cada vez mais digitais.

SEGURANÇA

As fintechs sobrevivem com investimentos de grandes empresas e organizações sérias, e elas só conseguem se desenvolver com esses aportes. Para conseguir esses recursos, passam por diversas avaliações, principalmente, a respeito do risco do negócio.

Por se tratar de um setor que tem o dinheiro como mercadoria principal, os golpes e fraudes são bastante comuns. Sendo assim, certifique-se de que trata de uma empresa correta antes de compartilhar dados bancários ou fazer uma transação financeira.

As fintechs de crédito, por exemplo, atuam como correspondentes bancários e seguem a Resolução nº 3.954, de 24 de fevereiro de 2011 do Banco Central.

?CONTATO E SUPORTE

? Comunidade Telegram: https://t.me/Top10Projetos
? Recepção WhatsApp: http://bit.ly/meusinvestimentos
? Canal Telegram: https://t.me/MeusInvestimentosDigitais
? FaceBook: https://www.facebook.com/meusinvestientos
? Instagram: https://www.instagram.com/meusinvestimentos
? Twitter: https://twitter.com/ppiressolucoes
? Youtube: https://www.youtube.com/c/meusinvestimentos

TAGS #iptv #bitfiretv #tv #binario #airdrop #blockchain #bitcoin #cryptocurrency #cloud #crypto #exchange #ethereum #forex #holding #intercambio #litecoin #meusinvestimentos #mining #mineracao #power #profit #potencia #pump #spread #trader #trading #unick #unickforex

Top