Você está aqui
Home > EM FOCO > O que são os NFTs?

O que são os NFTs?

Neste artigo, detalhamos o que é um NFT, o que fazem eles serem tão especiais, como comprá-los e quais são suas vantagens. Abaixo listaremos todos os tópicos que serão comentados aqui neste artigo.

O que é fungibilidade?
O que é um TOKEN não fungível?
Como um NFT se torna especial?
As vantagens dos NFTs
Por que eu compraria um NFT?
Onde e como podemos comprar um NFT?

NFT - Non Fungible Token
NFT – Non Fungible Token

O QUE É FUNGIBILIDADE?

Antes de entendermos o que é um NFT precisamos entender o que é fungibilidade. Fungível significa mutável, uma moeda é um exemplo clássico de algo fungível. Cinco dólares é sempre cinco dólares, não importa o tipo dessa nota, ou se são cinco dólares depositados em sua conta bancária. A habilidade de substituir uma nota de cinco dólares por outra de cinco dólares é o que torna a moeda fungível. Fungibilidade se refere a uma capacidade de ser trocado por um semelhante sem sacrificar seu valor.

No setor de criptomoeda, um BTC tem o mesmo valor que qualquer outro BTC, No entanto, o jogo muda quando passamos para tokens não fungíveis (NFTs). Um NFT tem um valor distinto de qualquer outro token semelhante.
As características individuais ditam sua singularidade, portanto, eles não são fungíveis, assim como haveres do mundo real, como pedras raras, obras de arte e itens de luxo de colecionador.

Fungibilidade

O QUE É UM TOKEN NÃO FUNGÍVEL?

Tokens não fungíveis são bens digitais que contêm informações de identificação registrados em contratos inteligentes.
É esta informação que torna cada NFT único e, como tal, eles não podem ser substituído diretamente por outro token. Eles não podem ser trocados igualmente, como não há dois NFTs iguais. As notas, em contraste, podem ser simplesmente trocadas por uma para outra; se tiverem o mesmo valor, não há diferença para o titular entre, digamos, uma nota de um dólar e outra, NFTs representam uma ampla gama de itens tangíveis e intangíveis exclusivos, de cartas de esportes colecionáveis ​​a imóveis virtuais e até tênis digitais.


Um dos principais benefícios de possuir um colecionável digital em comparação com um físico como um cartão de Pokémon ou moeda cunhada rara é que cada NFT possuem informações que os tornam distintos de qualquer outro NFT e facilmente verificável. Isso torna a criação e circulação de materiais falsos colecionáveis ​​inúteis porque cada item pode ser rastreado até o original emissor. Um token não fungível (NFT) é um token de criptomoeda indivisível e único. Os NFTs oferecem inúmeras opções para criar e negociar bens digitais – como arte original ou até mesmo itens de jogo colecionáveis ​​integrados em blockchain, como é feito no CryptoKitties.

Para exemplos, Bitcoin é um token fungível. Você pode enviar um Bitcoin para alguém e eles podem enviar um de volta e você ainda terá um Bitcoin. (Claro, o valor de um Bitcoin pode mudar durante o momento da troca.) Você também pode enviar ou receber pequenas quantidades de um Bitcoin, medido em satoshis (pense em
satoshis como centavos de um Bitcoin), visto que os tokens-fungíveis são divisíveis, tokens-não-fungíveis não são divisíveis, da mesma forma que você não pode enviar alguém parte de um ingresso de show. Parte de um ingresso de show não valeria nenhuma coisa por conta própria e não seria resgatável

COMO UM NFT SE TORNA ESPECIAL?

Os tokens não fungíveis têm atributos exclusivos. Eles podem ser usados para provar a propriedade de itens digitais como skins de jogo até a propriedade de bens físicos.

Bem como para cripto-colecionáveis como CryptoKitties, tokens não fungíveis podem ser usado para ativos digitais que precisam ser diferenciados uns dos outros em fim de provar seu valor, ou escassez. Eles podem representar tudo, desde lotes virtuais de terrenos a obras de arte e licenças de propriedade. Os tokens não fungíveis não são negociados nas bolsas de criptomoedas padrão, em vez disso, eles são comprados ou vendidos em mercados digitais como o Openbazaar ou o mercado de terrenos da Decentraland.

Como todos os bens existentes, a oferta e a demanda são os principais impulsionadores do preço no mercado. Dado à natureza escassa dos NFTs e à alta demanda dos jogadores por eles, colecionadores e investidores, muitas vezes estão dispostos a pagar muito dinheiro por eles.

Jogos NFTS
Jogos NFTS

Você sabia?

No final de 2018, um jogador estava tão desesperado de modo a se mudar para um “local melhor” no jogo virtual “Decentraland” que ele estava pronto para dizer adeus a seus 2.800.000 MANA em um pedido de compra para um terreno no jogo. Na época do negócio, isso era equivalente a mais de $ 215.200.

AS VANTAGENS DOS NFTS

Os tokens não fungíveis trazem uma nova dimensão às interações digitais. As três principais vantagens dos NFTs são:

  1. Eles são transferíveis – Ao contrário dos tokens fungíveis negociados em bolsa, Os NFTs são comprados ou vendidos em mercados especiais. No entanto, seu o valor depende de sua singularidade e escassez.
  2. Eles são autênticos – a tecnologia Blockchain permite e opera os NFTs . Portanto, você sabe que seu NFT é original, visto que é impossível criar falsificações com um sistema descentralizado imutável.
  3. Eles preservam os direitos autorais – Novamente, isso se refere ao uso de plataformas descentralizadas por NFT, onde nenhum proprietário pode alterar os dados uma vez confirmados.
Cryptokitties

POR QUE EU COMPRARIA UM NFT?

Uma razão para comprar um NFT é o valor emocional que ele pode ter, que não é tão diferente de objetos físicos… a menos que você seja um utilitarista total. Ninguém compra brilho labial porque eles precisam. Eles compram pelo jeito que os faz sentir. O mesmo pode ser verdadeiro para um GIF, imagem, vídeo ou outro ativo digital. A outra razão é porque você pensa que é valioso… e que pode só aumentar em valor. E sim, você pode ganhar dinheiro com um NFT comprando e revendendo por mais dinheiro.

Você sabia?

O CryptoPunk # 2890 foi vendido por 605 ETH ( 750 Mil dólares na época ) em janeiro de 2021. Este NFT faz parte da Coleção CryptoPunk, os primeiros NFTs já criados. Geralmente, são 10.000 diferentes CryptoPunks e apenas nove Alien CryptoPunks.

O QUE É UM NFT?

ONDE E COMO PODEMOS COMPRAR UM NFT?

Os tokens não fungíveis podem ser adquiridos em um grande número de mercados NFT, incluindo Rarible, OpenSea e Enjin Marketplace. Veja como obter acesso digital a alguns usando o Rarible:

Etapa 1: Vá até o site da Rarible e clique no botão ‘Conectar’ no canto superior direito. A partir daqui, selecione a carteira que deseja conectar à plataforma e faça login.

Você precisará aceitar os termos de serviço antes de fazer login.

Em nosso exemplo, conectaremos utilizando o Metamask, uma carteira móvel e web popular

Metamask

Etapa 2: Uma vez conectado, pesquise na plataforma o NFT que você deseja comprar. Em nosso exemplo, mostraremos como você pode comprar o NFT ‘Hand of Fate’ de Jango. O processo será semelhante, independentemente de qual NFT você deseja comprar (presumindo que esteja disponível para compra imediata). Após selecionar o NFT que deseja comprar, clique no botão ‘Comprar agora’.

Hand of Fate

Etapa 3: Uma janela de confirmação aparecerá, solicitando que você verifique os detalhes do pedido. Se desejar continuar, clique no botão ‘Proceder ao pagamento’ para avançar para a etapa final.

Checkout

Etapa 4: Clique na sua carteira onde aparecerá uma confirmação da transação. Novamente, se você estiver satisfeito em continuar, simplesmente confirme a transação e ela será processada. Assim que for confirmado, seu NFT será depositado diretamente em seu endereço Ethereum e será seu.

Nota: Você pode querer evitar comprar seus NFTs durante os horários de pico – caso contrário, você pode acabar com uma taxa de gás excessivamente alta (conforme nosso exemplo abaixo).

VANTAGENS

Investir em NFTs também tem algumas vantagens, conforme as relatadas aqui embaixo:

Valorização – Assim como obras de arte se valorizam com o tempo, NFTs também podem seguir o mesmo caminho. O próprio CryptoPunk #7804, que viu seu preço subir 50.000% em pouco mais de três anos, é um exemplo. Vale ressaltar, no entanto, que isso não acontece com todos.

Escassez – Os NFTs, assim como as obras de pintores famosos, também são escassos. Apesar de todo mundo conseguir copiar o material digital, só o proprietário realmente tem a posse dele, e pode vendê-lo no futuro.

Facilidade – Um token não fungível pode ser transferido de um canto do mundo para o outro em minutos, assim como ocorre com as criptomoedas. No caso de uma obra de arte física, o processo seria mais complexo, e envolveria custos elevados de transporte. 

One thought on “O que são os NFTs?

Deixe um comentário

Top