Você está aqui
Home > Energia Limpa > Primeiro ônibus elétrico 100% Scania é lançado no Brasil

Primeiro ônibus elétrico 100% Scania é lançado no Brasil

Primeiro ônibus elétrico 100% Scania é lançado no Brasil

Fabricante usará parte do novo ciclo de investimentos na preparação da fábrica para a produção no país; vendas começam na Lat.Bus, em agosto

A Scania apresenta o K 230E B4x2LB, o primeiro ônibus elétrico 100% da marca no país. O modelo entra para a história e inicia a jornada de eletrificação da fabricante sueca no Brasil. O veículo tem autonomia entre 250 a 300km, tração 4×2, vocação urbana, opções de quatro ou cinco pacotes de baterias, e as vendas terão início na Lat.Bus 2024 ou Feira Latino-Americana do Transporte, que será realizada de 6 a 8 de agosto no Expo Imigrantes, em São Paulo.

“É com muito orgulho que lançamos o primeiro ônibus elétrico 100% Scania do Brasil. Estamos vivendo um ano muito especial para a história da marca no país. Nas vésperas de comemorar nossos 67 anos de Brasil, iniciamos mais uma jornada de transformação. A modernidade da eletrificação estará materializada em nossa fábrica. A partir do início da produção do ônibus elétrico, em março de 2025, a Scania não será mais a mesma”,

afirma Alex Nucci, diretor de Vendas de Soluções da Scania Operações Comerciais Brasil.

Conhecendo o primeiro ônibus elétrico 100% Scania do Brasil

O K 230E B4x2LB tem autonomia de 250 a 300km (já dimensionado numa condição severa-extrema com ar-condicionado ligado e topografia irregular), e opções de quatro ou cinco pacotes de baterias. Sua vocação principal é a aplicação urbana, tem tração 4×2 e comporta carrocerias de 12 a 14 metros – capacidade média para 80 passageiros –, na configuração de piso baixo ou normal.

Conhecendo o primeiro ônibus elétrico 100_ Scania do Brasil(1)
Conhecendo o primeiro ônibus elétrico 100% Scania do Brasil – Foto: Assessoria de imprensa Scania

“Vamos começar pela tração urbana 4×2 e potência de 230kW. Será um ciclo normal de aprendizagem de mercado, analisando as demandas dos clientes, como se desenvolverá a infraestrutura para atender aos veículos elétricos no Brasil. Ou seja, é uma jornada que não depende apenas da Scania”, revela Marcelo Gallao, diretor de Desenvolvimento de Negócios da Scania Operações Comerciais Brasil. “O K 230E B4x2LB tem motor elétrico Scania, câmbio Scania e bateria Scania-Northvolt, importados.”

Especificações técnicas do K 230E B4x2LB:

  • Autonomia: 250 a 300 km
  • Motor: Elétrico Scania de 230kW (310 cv) e 2.200Nm de torque
  • Câmbio: 2 marchas
  • Baterias: NMC (lítio-níquel-manganês-cobalto), modulares, com pacotes de 104 kW
  • Tempo de recarga: 150 a 170 minutos
  • Potência do carregador: 130 kW
  • Aplicação: Urbana
  • Tração: 4×2
  • Carroceria: 12 a 14 metros (piso baixo ou normal)
  • Capacidade média de passageiros: 80

O módulo traseiro foi redimensionado e reforçado pra receber não só o motor, mas também a bateria.

As baterias deste produto serão de NMC (lítio-níquel-manganês-cobalto), diferentes da maioria das usadas atualmente no mercado que são de LFP (lítio-ferro-fosfato). As baterias de NMC dispõem de uma maior densidade de carga, o que significa menos peso total do veículo e, consequentemente, mais capacidade para transportar passageiros. Uma grande vantagem está no fato de que as baterias serão modulares, facilitando a distribuição de carga, com pacotes de 104 kW.

Atual linha de produção de ônibus Scania(1)
Atual linha de produção de ônibus Scania – Foto: Assessoria de imprensa Scania

“Daremos a escolha ao cliente de equipar o produto com quatro ou cinco pacotes de baterias. Dessa forma, poderemos configurar as baterias em opções de três pacotes no teto e uma no fundo do ônibus, ou quatro baterias no teto e uma na posição traseira”, diz Gallao.

As baterias serão importadas da Suécia via parceria entre Scania e a Northvolt, que as desenvolvem em conjunto para veículos elétricos, num acordo firmado em 2017, entre as líderes em sustentabilidade. Em 2023, a Scania inaugurou uma nova fábrica de baterias em Södertälje, na Suécia, onde células de bateria são montadas para caminhões e ônibus elétricos pesados.

Fonte: Assessoria de imprensa Scania | Operações Comerciais Brasil

O post Primeiro ônibus elétrico 100% Scania é lançado no Brasil apareceu primeiro em Portal Energia Limpa.

Deixe um comentário

Top