Você está aqui
Home > EM FOCO > Quais as tendências de tecnologia para 2022?

Quais as tendências de tecnologia para 2022?

Muito se especula sobre o que podemos esperar da tecnologia nos próximos anos, principalmente pelo progresso alcançado na última década e a sensação de que já conquistamos tanto, o que é verdade, mas os profissionais de TI nos mostram que ainda há muito território a ser explorado nesse meio.

Os últimos dois anos aceleraram algumas transformações digitais, pelas necessidades impostas pela pandemia e também pelas mudanças na nossa forma de nos comunicar e nos relacionar uns com os outros. Isso indica que as próximas novidades no mundo da tecnologia servirão para melhorar essa interação, aproximar os consumidores das empresas e resolver algumas preocupações trazidas com tudo isso, especialmente aquelas ligadas a segurança e privacidade nas redes e na internet de maneira geral. Portanto, vamos as principais tendências que podemos esperar em 2022

1. Inteligência Artificial

Este é um dos rumos da tecnologia no futuro. Recentemente alguns negócios passaram a utilizar IA para interagir com o público em plataformas digitais e nós vimos também iniciativas como provadores virtuais e assistentes de compras. Essas práticas vão continuar, porém agora teremos algo chamado de Inteligência Artificial Generativa, que nada mais é do que a geração de conteúdo e de informação nova baseados no aprendizado das máquinas a partir de dados e comportamentos. Segundo a consultoria Gartner, até 2025 é esperado que a IA Generativa seja responsável por gerar 10% de todos os dados produzidos no mundo.

2. Espaços de trabalho virtuais e digitais

Apesar de hoje já estarmos habituados ao home office ou, em alguns casos, ao trabalho híbrido, a ideia é que no próximo ano mais profissionais trabalhem em escritórios 100% digitais, o que significa a transição completa e a perda da necessidade de um espaço físico dedicado a isso. E essa novidade será expandida para outras profissões que antes enfrentavam muitos empecilhos no trabalho à distância, como professores, profissionais da saúde e prestadores de serviços.

3. Técnicas de PEC

Outra forte tendência é o investimento em privacidade e segurança. Com o fortalecimento das leis internacionais sobre privacidade e proteção de dados, a expectativa é que cada vez mais empresas trabalhem para garantir a autonomia do usuário de poder escolher como seus dados são utilizados, além também de investirem na proteção de informações sensíveis e na prevenção de fraudes e golpes. De acordo com a Gartner, espera-se que 60% das empresas trabalhem pesado esses pontos.

4. Experiência Total

Se o conceito de UX (Experiência do Usuário) é hoje bem consolidado, precisamos então nos acostumar com esse novo conceito de TX (experiência total) A usabilidade, facilidade de navegação e os recursos intuitivos estarão em alta também para funcionários, clientes e organizações. Isso tudo prezando pela experiência e satisfação de qualquer pessoa que tenha contato com uma aplicação ou ferramenta. 

5. AVR – Realidade Virtual Aumentada

A realidade virtual e aumentada já faz parte da vida dos usuários, especialmente aqueles que gostam de games (lembra do Pokémon Go?). Mas, agora o intuito é transportar essas tecnologias para outros ambientes, como os comerciais, pedagógicos e também para a medicina. Cada vez mais aplicações em AVR serão usadas na educação, na área da saúde e no marketing e comércio. Ambas são excelentes para aproximar o usuário de uma experiência da vida real ou com objetos em tamanho original. 

Se analisarmos essas tendências como um todo é possível perceber que todas elas auxiliam na melhora da jornada de um consumidor, independentemente do nicho de mercado, pois trabalha com a forma em que as informações são dispostas e atende uma necessidade que todo usuários de qualquer tecnologia tem: se sentir seguro e à vontade durante o uso. E você, tem alguma outra aposta para as próximas tendências que virão? A única certeza que temos é que as mudanças estão chegando cada vez mais rápido e cabe a nós nos adaptarmos. Afinal, ou você acompanha essas transformações ou ficará para trás. 

VEJA MAIS

Receba um e-book gratuito sobre sua área de atuação.

Deixe um comentário

Top