Você está aqui
Home > Energia Limpa > Ranking de fabricantes de baterias para carros elétricos

Ranking de fabricantes de baterias para carros elétricos

Ranking de fabricantes de baterias para carros elétricos

Consumo global de baterias para carros elétricos atingiu 216,2 GWh, crescimento anual de 21,8%

O mercado global de baterias para veículos elétricos continua avançando e as gigantes chinesas CATL e BYD seguem como protagonistas em 2024. A CATL ainda detém a maior fatia do mercado, mas a BYD vem ganhando terreno com novos carros elétricos mais acessíveis

CATL reina, mas BYD avança

O mercado global de baterias para carros elétricos está em franca expansão, com um consumo de 216,2 GWh nos primeiros quatro meses de 2024. Isso representa um aumento de 21,8% em relação ao mesmo período do ano passado, quando o total foi de 177,6 GWh.

No topo do ranking, a CATL se destaca com folga, detendo uma fatia de mercado de 37,7% até abril de 2024, segundo dados da SNE Research. A empresa chinesa, que fornece baterias para modelos de sucesso como Tesla Model 3 e Model Y, BMW iX, Mercedes EQ e Volkswagen ID, registrou um crescimento de 30% em relação ao mesmo período de 2023, quando sua participação era de 28,8%.

Para consolidar sua liderança e atender à crescente demanda, a CATL anunciou a construção de duas novas fábricas no exterior. Essas unidades se somam às seis já anunciadas na Alemanha, Tailândia, Hungria, Indonésia e duas nos EUA.

CATL - Salão de Munique 2023
CATL – Salão de Munique 2023 – Foto: Divulgação

Apesar de um início de ano lento em decorrência do Ano Novo Chinês, a BYD demonstra forte crescimento e se consolida como a segunda maior fabricante global de baterias para veículos elétricos, com uma participação de mercado de 15,4%. As instalações de baterias da empresa atingiram 33,2 GWh até abril, um aumento de 18,3% em relação ao ano anterior, e a participação de mercado subiu de 14,3% em março.

Classificação Fabricantes Participação (Jan-Abr 2024)
1 CATL 37.7%
2 BYD 15.4%
3 LG Energy Solution 13%
4 Samsung SDI 5.1%
5 SK On 4.8%
6 Panasonic 4.7%
7 CALB 4.3%
8 Eve Energy 2.3%
9 Gotion 2.2%
10 Sunwoda 2.0%

Fabricantes sul-coreanos

O relatório revela que os três principais fabricantes sul-coreanos de baterias para EVs – LG Energy Solution, SK On e Samsung SDI – conquistaram 22,8% do mercado global nesse segmento em 2024. Apesar de um leve decréscimo de 2,4% em relação ao ano anterior, o panorama geral indica um desempenho positivo e resiliência do setor.

Fabricantes sul-coreanos
Fabricantes sul-coreanos Foto: Panassonic / Batterie

Enquanto isso, a Samsung SDI apresentou a maior taxa de crescimento, de 32,9%, instalando 10,9 GWh até abril. A Samsung ficou em quarto lugar com 5,1% de participação. A SK On da Coreia ficou em quinto lugar com 4,8% do mercado e 10,3 GWh instalados, queda de 2% em relação ao ano passado. Com a chegada dos renovados Hyundai IONIQ 5 e Kia EV6 equipados com baterias de quarta geração da SK, espera-se a recuperação das vendas.batterie Panasonic

A Panasonic, única japonesa entre as dez maiores, ficou em sexto lugar com 10,2 GWh, representando uma queda de 29,5% em relação ao ano passado. A Panasonic detém 4,7% de participação de mercado. CALB (4,3%), Eve Energy (2,3%), Gotion (2,2%) e Sunwoda (2,0%) completam o top 10 de fabricantes de baterias para EVs até abril de 2024.

Fonte: CNEVPost

Quer saber quanto custa instalar seu
Sistema Solar?

Vamos precisar coletar algumas informações básicas, preencha os dados abaixo para nossos Epecialistas dimensionar sua Usina Solar sem compromisso com economia de até 95%.
“Sem compromisso, totalmente GRATUITO”


O post Ranking de fabricantes de baterias para carros elétricos apareceu primeiro em Portal Energia Limpa.

Deixe um comentário

Top