Você está aqui
Home > Energia Limpa > Ranking mundial de fabricantes de módulos solares fotovoltaicos

Ranking mundial de fabricantes de módulos solares fotovoltaicos

Ranking mundial de fabricantes de módulos solares fotovoltaicos
Publicidade

O ranking da Wood Mackenzie examina nove critérios diferentes, incluindo experiência em fabricação de módulos, integração vertical, desempenho financeiro, utilização da capacidade e muito mais.

Nove dos 12 principais fabricantes no novo ranking global de fabricantes de módulos solares fotovoltaicos da Wood Mackenzie são empresas chinesas, de acordo com um relatório publicado hoje, onde o quinto e o décimo lugar foram atribuídos a duas empresas cada devido a pontuações próximas.

A metodologia de pontuação exclusiva da Wood Mackenzie avaliou mais de 30 fabricantes de módulos solares fotovoltaicos. Fabricantes listados tem capacidade de fabricação de módulos suficiente até 2027 para satisfazer a demanda global duas vezes

Top 10 de fabricantes de módulos solares fotovoltaicos em 2023:

Ordem Fabricante Pontuação final
1 JA Solar 82.9
2 Trina Solar 81.7
3 Jinko Solar 80.8
4 Canadian Solar 78.5
5 LONGi Green Energy 78.0
5 Risen New Energy 78.0
6 TW Solar (Tongwei) 77.6
7 Astronergy 76.3
8 Hanwha Q-cells 75.8
9 DMEGC Solar 74.1
10 Elite Solar 71.4
10 Boviet Solar 71.2
Fonte: Wood Mackenzie.

Nota: Tanto o 5º lugar como o 10º lugar foram atribuídos a duas empresas cada devido a pontuações apertadas. Empresas com pontuações dentro de 0,3 uma da outra receberam a mesma classificação.

Oito dos 12 fabricantes de módulos classificados são autossuficientes em capacidade celular, afirma o relatório. A Tongwei e a Risen são os únicos fabricantes no ranking que estão totalmente integrados verticalmente em toda a cadeia de suprimentos, do polissilício ao módulo.

De acordo com o relatório, sete dos 12 fabricantes classificados devem exceder 100 GW de capacidade de produção de módulos até 2027. A capacidade total de wafers e células das 10 principais empresas classificadas deve chegar a 830 GW nos próximos três anos, o que é suficiente para satisfazer a demanda global duas vezes.

Em termos de capacidade e taxa de crescimento, 10 dos 12 fabricantes tiveram mais de 100% de crescimento nos últimos quatro anos, afirma o relatório.

A maioria dos inversores no Brasil é importada da China
Imagem: Divulgação/Freepik

A capacidade dos 10 principais módulos dos fabricantes em comparação com a capacidade global total e a taxa de instalação global, 2020-2027:

O relatório descobriu que os 10 principais fabricantes classificados continuam a se expandir, apesar do excesso de oferta de capacidade de fabricação. Ao mesmo tempo, os fabricantes estão focados em se tornar mais verticalmente integrados.

Os principais fabricantes têm vários pontos fortes em comum, incluindo mais de 10 anos de experiência em fabricação de módulos, integração vertical e alta utilização da capacidade.

“Nosso novo ranking de fabricantes de módulos chega em um momento ideal na evolução da cadeia de suprimentos de energia solar fotovoltaica. A capacidade de fabricação em toda a cadeia de valor solar global se expandiu drasticamente, como relatamos há mais de um ano”,

disse Yana Hryshko, chefe da cadeia de suprimentos solares da Wood Mackenzie e principal autora do relatório.

“Nosso ranking reflete um resumo abrangente dos critérios mais importantes com os quais os compradores se preocupam ao comprar módulos solares fotovoltaicos. O critério de pontuação se concentra nos itens que os compradores perguntam com mais frequência em seus pedidos de cotações ou pedidos de propostas.”,

Hryshko acrescentou

Metodologia aplicada Peso da pontuação
Experiência de fabricação de módulos 15%
Capacidade de fabricação e taxa de crescimento 5%
Integração vertical 15%
Utilização da capacidade instalada 15%
Maturidade tecnológica 15%
Pesquisa e desenvolvimento 5%
Condições financeiras 5%
Adesão ao ESG e reponsabilidade social corporativa 10%
Certificação de instituições 15%

Fonte: Wood Mackenzie

Quer saber quanto custa instalar seu
Sistema Solar?

Vamos precisar coletar algumas informações básicas, preencha os dados abaixo para nossos Epecialistas dimensionar sua Usina Solar sem compromisso com economia de até 95%.
“Sem compromisso, totalmente GRATUITO”


O post Ranking mundial de fabricantes de módulos solares fotovoltaicos apareceu primeiro em Portal Energia Limpa.

Deixe um comentário

Top