Você está aqui
Home > Política > Subestações de energia no RS estão debaixo d’água, diz ministro…

Subestações de energia no RS estão debaixo d’água, diz ministro…

Subestações de energia no RS estão debaixo d’água, diz ministro…

Alexandre Silveira (Minas e Energia) informa que 4.000 técnicos trabalham para retomar fornecimento de luz em cidades do Estado.

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, , declarou neste sábado (4.mai.2024) que o governo articula ações para retomar o fornecimento de energia em regiões do Rio Grande do Sul afetadas pelas fortes chuvas que atingem o Estado desde o domingo (28.abr).

Silveira afirmou que cerca de 4.000 técnicos trabalham para solucionar o problema de falta de luz, mas que a operação é difícil, pois diversas subestações de energia em Porto Alegre e em outras cidades estão debaixo de grandes volume de água. Não há um prazo para a retomada do fornecimento de energia.

“As concessionárias estão mobilizadas, com quase 4.000 técnicos de equipes trabalhando, mas a situação é muito desafiadora, já que grande parte de subestações de algumas cidades e na região metropolitana de Porto Alegre estão embaixo d’água”, disse ministro.

Boletim-de-atualizacao-das-usinas-no-Rio-Grande-do-Sul
Boletim-de-atualizacao-das-usinas-no-Rio-Grande-do-Sul

Silveira afirmou que o governo prioriza a retomada de energia em hospitais, escolas, asilos, entre outros lugares de uso essencial da coletividade. Outra prioridade é a flexibilização de ações para garantir o abastecimento de combustíveis.

Além da disponibilização de técnicos, o governo começou a transferência parcial de cargas entre subestações para aumento da confiabilidade do sistema, a importação de energia elétrica do Uruguai (até 390 megawatts) e o despacho adicional de energia da usina termoelétrica Pampa Sul.

O ministro de Minas e Energia também declarou que existe uma preparação de um regime de contingência das distribuidoras de energia no Estado para que as estações danificadas sejam reconstruídas assim que as chuvas e o nível das águas diminuírem.

COMBUSTÍVEIS

O Ministério de Minas e Energia definiu ações para garantir o abastecimento de combustível no Estado. O governo dispensou a necessidade de mistura de teor de biodiesel no diesel em casos de “necessidade extrema”

Outra ação do governo foi o estabelecimento de uma rota alternativa para transporte do combustível por dutos e compartilhamento de estruturas entre as distribuidoras.


Energia Solar sem Custos e Obras

Quer começar a
economizar agora?

Insira seus dados abaixo que a nossa equipe entra em contato e cuida do restante.



Energia Solar por Assinatura

O post Subestações de energia no RS estão debaixo d’água, diz ministro… apareceu primeiro em Portal Energia Limpa.

Deixe um comentário

Top