Você está aqui
Home > EM FOCO > Vendas nas redes sociais e 7 dicas para melhorar seus resultados

Vendas nas redes sociais e 7 dicas para melhorar seus resultados

As mídias tradicionais, como rádio, TV e jornais impressos, além de serem inacessíveis para muitos negócios pois sempre foram muito caras, tem características bem diferentes das mídias mais utilizadas hoje. O marketing digital vem ganhando cada vez mais espaço por três motivos: possibilidade de maior alcance, setorização de público com linguagem específica para cada grupo, retorno imediato nas vendas.

Essa última característica será o nosso foco hoje. Como utilizar as redes para impulsionar as vendas do seu negócio? Quais estratégias geram mais resultados? O marketing de conteúdo é uma boa saída? Preciso investir alto para ter retorno? Vamos responder todas essas perguntas e ainda dar algumas dicas para você sair na frente dos seus concorrentes.

Já adiantamos que em todos os pontos tratados você verá algo em comum. Todos eles exigem estudo, dedicação e a capacidade de fazer análises, isso porque apesar das redes sociais utilizarem canais digitais e serem controladas por máquinas, nosso público é composto por seres humanos. A habilidade de se relacionar e construir conexões ainda é essencial para quem sabe a diferença entre vender produtos ou serviços e oferecer experiências. Abaixo separamos 7 dicas para você sair na frente e começar a lucrar.

Estude seu público

Sempre que falamos sobre estratégias e planejamento para redes sociais, voltamos nesse assunto. Conhecer para quem você está falando é necessário para escolher como você passa a mensagem e por qual meio. Você pode disparar um simples formulário, como o google forms, para os seus seguidores, entender seus interesses, objetivos, gostos e também para descobrir alguns dados demográficos. Tudo isso te ajuda a ter uma comunicação mais assertiva e humanizada.

Incentive divulgação espontânea

Muitos pequenos e médios negócios não dispõem de um orçamento para investir em publicidade e divulgação, mas algumas ações podem gerar divulgação espontânea dos seus serviços e produtos através de pessoas que têm influência em suas comunidades e círculos sociais. Lembre-se que números não são tudo e, muitas vezes, um nano influenciador tem mais poder do que alguém com centenas de milhares de seguidores. Sempre que realizar uma venda, envie um recado divulgando suas redes e escolha pessoas estratégicas para enviar alguns agrados. Na regra, as pessoas não são obrigadas a divulgarem os chamados recebidos, mas quando alguém gosta de um produto e serviço a chance de ela querer recomendar é maior. 

Tenha metas específicas

Você já pensou no que você pretende com as redes? São várias linhas de trabalho que podem ser exploradas. Existe quem queira aumentar seu público e alcance, quem quer divulgar promoções e descontos e também aqueles que querem se tornar referências em determinados assuntos. Você indiretamente alcança todos esses objetivos quando escolhe bem suas estratégias, mas um perfil que pretende ser tudo isso acaba se perdendo e o público não entende bem qual a proposta, o que pode  derrubar o engajamento da página. 

VEJA MAIS

Receba um e-book gratuito sobre sua área de atuação.

Acompanhe a concorrência

Mesmo que você queira se destacar por ser diferente de tudo que é apresentado pelo seu nicho de mercado, acompanhar quem oferece os mesmo produtos e serviços que você vai te ajudar a entender como eles se comunicam com o público, as redes mais utilizadas e o que você pode fazer para sobressair. 

Não fique muito tempo sem postar

Frequência e ritmo ditam a exposição da sua página para os seus seguidores. Além disso, o crescimento orgânico pode cair muito se você não mantiver uma rotina de postagens. O público em geral gosta de previsibilidade e a partir dos estudos de persona que você pode desenvolver, é possível saber os melhores horários de audiência e a frequência das postagens que funcionam melhor para a sua página.

Relacionamento com o público

Mais uma vez repetimos que essa é a parte crucial da presença digital do seu negócio. Construir relacionamentos não é da noite do dia, mas à medida em que você conhece como abordar seu público e como essas conexões podem levar a fidelização de clientes, você vai melhorando nas estratégias e aumentando o engajamento da página, e consequentemente as vendas.

Invista em ações criativas

Promova ações que obriguem o seu público a visitar as suas redes com frequência. Por exemplo, campanhas em que a cada dia um conteúdo com uma nova informação é divulgada. Dê descontos ou ofereça benefícios como frete grátis, brindes e bônus nas próximas compras, para quem postar e marcar o seu perfil. Muito cuidado com os sorteios, eles devem ser autorizados pela Caixa Econômica Federal e tem muito perfil grande por aí burlando essas regras.

Essas foram algumas dicas práticas para que você comece a tirar do papel seu planejamento de redes sociais com o objetivo de alavancar as vendas. Aos poucos você vai perceber que é uma tarefa intuitiva e prazerosa, principalmente quando os resultados começam a aparecer.

Fale Conosco
Fale Conosco

TEMOS UM PRESENTE PRA VOCÊ!

Preencha os dados abaixo para ter acesso ao Passo a Passo e receba gratuitamente um e-book exclusivo.
"Como se tonar um Empreendedor Digital"

Deixe um comentário

Top